Roteiro: África do Sul - Geral: moeda, idioma, clima, etc

Moeda, idioma, clima e curiosidades


A moeda Sul africana é o ZAR, sigla de Rand. Um real vale cerca de 3,50 rands. Não vale a pena comprar no Brasil na minha opinião, pois não é uma moeda com valor nas casas de câmbio. Leve dólar que vale cerca de 12 rands e troque nas casas de câmbio preferencialmente dos aeroportos. Interessante que num mesmo aeroporto, haviam 4 casas de câmbio e as diferenças foram enormes, mesmo estando uma ao lado da outra literalmente. Então pesquise e não se envergonhe disso. As notas de rands são muito bonitas e coloridas, parecidas com as nossas. O mais legal é que minha filha reparou que cada nota representa um dos Big Five, que são os 5 animais da Savana mais famosos.

moeda sul africana rand

Quanto ao idioma, se prepare, complicado. A maior parte se vira no inglês, principalmente em lugares turísticos, mas a dificuldade é que o inglês falado é o britânico, mais difícil na compreensão para moi pelo menos. E eles tem na verdade cerca de 13 idiomas e fazem questão de falar entre si nos não compreensíveis, aqueles que a gente fica boiando. 
Mas dá pra se virar bem, toda a comunicação escrita relevante ao turista é em inglês. Inclusive placas na rua, propagandas, etc. O povo também ajuda nessas horas, eles realmente são bastante receptivos e simpáticos, o que parece um pouco com a gente. São também bastante animados... quase me senti em casa. Hehehehe.

idiomas falados na africa do sul

Falando em clima, fomos no início do inverno, que parece ser a melhor época para fazer safári. Se prepare para o frio, pegamos alguns lugares com temperaturas entre 7 e 9 graus celsius. O pior foi a sensação térmica em alguns lugares que ventavam muito como Cape Town, por exemplo.

Uma característica que pode impactar na sua viagem é que tudo fecha cedo, surreal, tem shopping que fecha às 18! O sul africano janta cedo, então não estranhe se chegar num restaurante às 21 e o garçom te olhar com uma cara de:ah não, tá fechando... Até o pôr do sol lá é cedo, os dias no inverno acabam antes das 18, umas 17:45 já está escuro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Evento: Travel Conference 2018 - Parte 2

Roteiro: África do Sul - Cabo da Boa Esperança

Evento: Travel Conference 2018 - Parte 1