Roteiro: África do Sul - Waterfront e Victoria & Alfred Mall

Waterfront e Victoria & Alfred Mall

Geralmente pra levantar o ânimo, a minha primeira parada do roteiro é num lugar perto do hotel e que seja um pouco a síntese do lugar, e aqui em Cape Town definitivamente essa síntese é charme. Claro, também um lugar que tenha uma boa refeição, afinal ninguém come bem em avião né...

E o Waterfront é o lugar, pelo menos no nosso caso, já que passamos 3 dias aqui, e não deu pra se espalhar muito pela cidade. É uma zona portuária que foi reestruturada, como em muitas cidades do mundo. Fiquei com vontade de conhecer vários lugares mas não foi dessa vez, porém vou citá-los aqui de qualquer forma, vai que alguma alma viajante bondosa contribui e complementa nos comentários.


Waterfront e Victoria and alfred Mall Cape Town

Olha esse pôr do sol... o clima aqui é bem frio (inverno em junho) e venta muito como qualquer porto, logo proteger-se é fundamental, gorro e cachecol não são luxo. Uma dica bem legal que peguei daqui se refere aos dois supermercados que tem dentro do shopping Victoria& Alfred, eu uso muito mercado em viagem pois partimos do princípio que uma refeição deve ser mais robusta feita na rua e o resto no quarto do hotel minha gente. (Viagem é planejamento!) Então, descobrir os supermercados é fundamental, e confesso que adoro, hehehehe. Acho que ali você passeia pela cultura local, vendo o que o povo consome. Amo!
Bom, lá tem dois ótimos, um mais pop, que é o Pick n'Pay e o Woolworth que é demais com produtos de marca própria maravilhosos. No primeiro você consome e ganha desconto no estacionamento. Jóia, vamos economizar! E a máquina de pagar estacionamento, que incrível! Ficamos lá tentando entender uma meia hora, parecendo que estávamos de frente para um ET. Kkkkkk, mas é de uma simplicidade estarrecedora, você enfia o cartão de crédito, bota a senha e pronto, ele devolve seu cartão direitinho, não entre em pânico.

Tem uma mega store de artesanato que é demais, mas cuidado com os preços e não se empolgue, é cara. Vou te dar a dica do lugar mais barato pra comprar artesanato nessa região. Não é no shopping, mas fora, lá do outro lado da roda gigante, onde tem umas esculturas gigantes de animais feitas em metal. Resista até lá, a diferença de preço chega a 5 vezes nos mesmos produtos. 




E pra comer íamos numa indicação, um tal de Belthazar, de carnes,  mas estava reformando. Então fomos no San Marco ao lado. Acertamos de cara! Que maravilhoso!!! Amamos o atendimento, o local, a comida então! Nem se fala! Provamos uma tal de Baby KingKlip, um peixe de cativeiro que foi só o melhor que comi na minha vida. E a lula no limão ficou entre as Top Five. E agora te falo o melhor da África do Sul em termos de economia, a comida em restaurante é barata demais comparada com os grandes centros de RJ e SP e isso inclui refeições com vinho tá. E que vinhos gostosos tem na África do Sul. Nossa! Não falei que não era só safári...




No dia seguinte voltamos porque esse é um lugar que dá vontade de voltar todos os dias, acredite. E fomos conhecer a roda gigante, a Cape Wheel, que é um daqueles passeios meio que obrigatórios sabe, principalmente no meu caso que estava com uma criança. Mas o fato é que também acho que uma roda gigante num lugar estratégico como esse te dá uma visão panorâmica legal e um momento pra usufruir. Eu já fui a várias e digo que vale, mesmo essa que é baixa e infelizmente o dia estava meio nublado. É sempre bom pra praticar um verbo que gosto muito em viagens: FLANAR. 


 O passeio em si é meio fraco e o atendimento foi sofrível, mas de novo, vale. Custa 130 rands por pessoa e criança paga 60, nem acho barato pra ser honesta. Deu umas 10 voltas embora estivessem previstas 6, mas como disse me pareceu tudo meio desorganizado. Fica aberto das 10 am até as 10:30 pm e parece que o pôr do sol tem o melhor visual. Bom, o principal é que realmente dali tivemos uma visão de como o Waterfront é muito mais do que o shopping Victoria & Alfred. E como Cape Town é deslumbrante!!!




Digo que não tem jeito melhor de conhecer um lugar do que flanar e observar... E muitas vezes isso inclui conhecer a arte local. E o artesanato, mesmo que não seja pra comprar é a alma do local. Agora eu não sou muito fã de souvenier tradicional, principalmente aqueles de lugares que eu não visitei. Lógico que me encanto com a lembrança que um amigo traz, uma estampa de uma peça, um objeto, um cartão postal, mas não, por favor, não me venha com aqueles souveniers tipo: estive aqui e lembrei de você, ou coisinhas de ripas de madeira com Rio de Janeiro escrito, sem personalidade nenhuma e porque não dizer BREGAS (sorry). Traz nada não, só suas lembranças, ou um doce, ou uma foto. E boas histórias. Tirando isso posso dizer que pro meu gosto pessoal, o artesanato da África é de enlouquecer!!! Meu Deus, as estampas, os animais, os materiais, ai... fiquei maluca... Pirei!!! Queria ter trazido a savana inteira de animais, todas as estampas de toalhas de mesa, de saias,... e as bijoux... ai... morri!!! Mas pense que eles sabem que arrasam nesse quesito, pois é a única explicação pro artesanato local ser tão caro. Tudo é o olho da cara. Ui!






Bom, devaneios capitalistas à parte, voltando ao Waterfront, tem uma parquinho básico e gostoso bem na frente da roda gigante que minha pequena curtiu muito. Ali você também aproveita pra curtir shows de rua com músicas típicas e ver o povo passar. 



Aproveite, aqui tem muita coisa pra fazer, excelentes restaurantes, bons passeios, enfim, pretendo voltar especificamente em Cape Town. Apaixonada. 




Não deixe de tirar essa foto bemmmm típica lá com essa moldura National Geographics. Num belo dia de sol, você vê ao longe, no fundo da moldura a Table Mountain. Fica pra próxima. 



Além disso, pra trás da roda gigante tem essa praça, a Nobel Square, bem na entrada do mercado de comidas (V&A Food Market). Ali tem imortalizadas as figuras de Luthuli, Desmond Tutu,Frederik de Klerk e Nelson Querido Mandela, todos na luta contra o Apartheid.



E na saída do passeio, aí sim dentro do shopping encontramos essas esculturas incríveis feitas de... BOLO!!! Caramba! Perfeitas. 



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Evento: Travel Conference 2018 - Parte 2

Roteiro: África do Sul - Cabo da Boa Esperança

Evento: Travel Conference 2018 - Parte 1